sábado, 3 de dezembro de 2011

Homenagem à cultura japonesa

     Todos sabem que o Japão é uma  ilha no Ocidente,pequena demais para a grande população que habita,e que o diferencial desse país é a avançada tecnologia,fruto da dedicação aos estudos,pesquisa,e resultado de muito trabalho.Mas,dentro desse Japão atual,existe um  mundo antigo,cheio de tradições,religiões,folclores,mitos e lendas,figuras que fazem parte da nossa imaginação e nos fascinam!Dentre estas figuras,está a gueixa ,uma das mais intrigantes e exuberantes do ocidente.É um prazer falar um pouco sobre esse "mundo" para vocês...e para mim também!!Beijos.
                                          
                                                 __________§§___________




       "Gueixa" (AFI: [/ˈgeɪ ʃa/]) é um nome próprio e, como todos os nomes japoneses, não tem variantes no número gramatical. A palavra original consiste em dois kanji, 芸 (gei), que significa "arte" e 者 (sha), que significa "pessoa" ou "praticante". Assim, a gueixa é a pessoa que faz arte.


     Gueixa (芸者, geisha?) ou Gueigi (芸妓, geigi?) são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caracterizamKisaeng coreanas. O termo geiko (芸子) é também usado no dialecto de Quioto para descrever as gueixas, especialmente no bairro Hanamachi. Ao contrário do que se verificavam nos séculos XVIII e XIX, as gueixas são atualmente em número bastante mais reduzido. Maiko (舞妓, Maiko?) é o termo utilizado para designar uma gueixa aprendiz. O elegante, mundo de alta cultura de que a gueixa faz parte é chamado karyūkai (柳界 "a flor e mundo de salgueiro"). Uma gueixa famosa, Mineko Iwasaki, disse que isso é porque "gueixa é como uma flor, bela em seu próprio estilo, e como um salgueiro, graciosa, flexível, e forte." Outra importante gueixa foi Kiharu Nakamura.

    

                                                         ___________§§____________



Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha) é um romance por Arthur Golden, publicado em 1997, onde é contada na primeira pessoa a história de uma gueixa em Gion, Kioto, no Japão, antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. O livro foi adaptado ao cinema em 2005, no filme do mesmo nome.
                                                                      

       


                                                       _________§§__________

                            18º Festival Tanabata 2011-Ribeirão Preto_SP













 


                                                       ________________§§______________

Nenhum comentário:

Postar um comentário